Depois da partida dos três pokémon lendários, os cinco humanos e os seus parceiros ficaram abandonados no mundo dos pokémon. Não sabiam ao certo quanto tempo iria demorar até encontrarem um portal que os levasse a casa, mas uma coisa era certa: estavam sozinhos e iriam ter que se desenrascar sozinhos…
Pedro sentou-se numa pedra o começou a pensar.
- Lembro-me de ter olhado para o meu relógio algum tempo antes de termos sido convocados por Arceus. Pelos meus cálculos devemos ter sido chamados pouco antes da meia-noite. O meu relógio marca agora duas da madrugada. Isso significa que temos apenas seis horas e meia se quisermos estar em casa pelas oito da manhã!
- Eiiiii! Nem quero pensar no que a minha mãe vai pensar se não me vir na cama de manhã!
- Calma! – disse Ana – Quando estive aqui pela primeira vez, Arceus disse-me que o tempo neste mundo anda mais depressa. Se passarmos aqui um dia inteiro, na Terra só vai passar uma hora. Temos cerca de uma semana para encontrar um portal que nos leve a casa. Além disso, não acredito que um portal desses surja tão facilmente. Provavelmente vamos ter que esperar bastante tempo. Devíamos considerar a hipótese de passar aqui a noite!
Depois de algum tempo, todos decidiram construir um abrigo onde pudessem dormir, enquanto esperavam pelo portal. Felizmente tinham os pokémon ao seu lado.
Com a ajuda da Cauda de Aço de Luxio e a Garra de Metal, conseguiram facilmente cortar alguns ramos grossos, que usaram para fazer uma cabana improvisada. Starly e Oshawott também fizeram a sua parte, recolhendo as folhas mais frondosas que conseguiram encontrar para acolchoar o chão onde iriam dormir.
Também precisariam de comer e, visto não existirem animais no mundo dos pokémon, teriam de comer bagas e frutos, pelo que a sua busca foi delegada a Houndour pelo seu faro apurado.
Ao fim de uma hora, o refúgio estava completo e todos estavam sentados à beira de uma fogueira acesa por Houndour.
- Oshaa! – o pequeno pokémon de água comia uma baga com felicidade. Recuperara totalmente do seu encontro com Dusclops. Esse episódio já parecia tão longínquo…
- Muito bem pessoal. Agora que estamos bem protegidos, precisamos de planear o que vamos fazer daqui em diante. – afirmou Diogo.
- Quem te nomeou o líder? – retorquiu Rui com frieza.
- Apesar de tudo, ele tem razão! – observou Pedro com a sua habitual perspicácia – Estamos num mundo desconhecido, cheio de criaturas que tanto podem adorar-nos como devorar-nos. Precisamos de ter um plano de acção!
Pedro virou a cabeça para o lado, procurando o apoio do irmão. À sua esquerda encontrou apenas num lugar vazio.
- Onde é que foi o Tiago?
- Ele disse que ia buscar mais bagas com o Starly. As que o Rui apanhou já se tinham acabado…
- Raios! Sabe-se lá o que está nessa floresta! Ele até pode não encontrar o caminho de volta! – gritou Pedro.
- grrrrrrrrrrr…
- Talvez ele até tenha sido esperto em pirar-se daqui… - disse Rui, fazendo sinal a Houndour para se levantar.
Pedro olhou em volta. Dezenas de olhos vermelhos fitavam-nos na escuridão da noite.
- GRRRRRRR!!