3 de agosto de 2011

Pokémon BW - Ataques de Ovos (egg moves)


Ataques de Ovos (Egg Moves) são ataques que, em condições normais, não podem ser aprendidos por um certo pokémon mas que, por técnicas de cruzamento de pokémon no Day Care Center, são possuídas por esse pokémon. Este tipo de situação torna-se mais simples com um exemplo.

Imaginem que pretendem ter um Luxray com o ataque Night Slash. Apesar de Luxray não conseguir aprender este ataque normalmente, é possível conseguí-lo. Basta, para isso, colocar um Luxray fêmea no Day Care Center com um Absol macho com o Night Slash. Como ambos os pokémon pertencem ao mesmo Grupo de Ovos, o cruzamento é possível e daí sairá um ovo que irá dar origem a um Shinx com o ataque Night Slash, que herdou do pai.

Quando se fazem cruzamentos de pokémon, o pokémon que sai do ovo é sempre igual à mãe (excepto se a mãe fôr um Ditto) e herdará sempre os ataques do pai.
Um ovo pode aprender um Ataque de Ovo (egg move) por duas maneiras, essencialmente:
  • Se o pai tiver um ataque aprendido por TM que a cria possa aprender, esta nascerá com esse ataque.
  • Se o pai tiver um ataque que a cria só possa obter por "Ataque de Ovo" (como o caso de Luxio, em cima), a cria terá esse ataque quando nascer.
 Cruzamentos em Cadeia
Por vezes, para conseguir que um certo pokémon nasça com um certo ataque, é necessário fazer vários cruzamentos no Day Care, conhecidos como Cruzamentos em Cadeia (Chain Breeding). O conceito é simples: criar um ovo de um pokémon com um Ataque de Ovo, cujo pai que lhe deu esse ataque também o obteve por Ataque de Ovo.

O caso mais conhecido de Cruzamento em Cadeia é o de obter um Gible com Outrage e Trash, para o qual é necessário fazer um cruzamento de 3 fases. Estes ataques só podem ser obtidos por Gible quando este os aprende ao mesmo tempo por Ataques de Ovos. Sendo assim, é necessário que o pai de Gible tenha estes dois ataques. Para o efeito, usa-se um Tyranitar macho cruzado com um Garchomp fêmea, pois Tyranitar consegue aprender Trash por níveis e Outrage por Ataque de Ovos. A figura em baixo exemplifica como proceder para conseguir um Gible com estes ataques.
Para obter o Gible com os dois ataques pretendidos, é necessário que seja criado a partir do cruzamento de um Garchomp e um Tyranitar macho com ambos os ataques. Trash é aprendido por níveis, mas para aprender Outrage é necessário que o próprio Tyranitar tenha-o como Ataque de Ovo, o que é possível, por exemplo, se este for o resultado de um cruzamento entre um Tyranitar e um Charizard com Outrage, mas o próprio Charizard tem que aprender Outrage como Ataque de Ovo, se for cruzado com um Dragonite.

Com a introdução da 5ª geração e a introdução de pokémon que aprendem Outrage no Grupo de Ovos "Campo", já é possível obter um Larvitar com Outrage cruzando um Tyranitar fêmea com, por exemplo, um Haxorus macho que tenha esse ataque, mas anteriormente seria o processo acima descrito a única possibilidade. Reconheço que este é um truque difícil de utilizar, mas uma vez compreendido e dominado, compensa bastante em batalhas de competição.

6 comentários:

  1. lol digimast tens um erro. meteste luxio no lugar do luxray

    ResponderEliminar
  2. É complicado, não de entender, mas de fazer!! xP

    ResponderEliminar
  3. Olá ! Tava querendo um Tyranitar com Stealth rock só que ñ sei como fazer isso no meu White,é possivel fazer isso?

    ResponderEliminar
  4. É, se usares esta técnica! Basta pores um tyranitar fêmea no DayCare Center, e um pokémon macho que pertença ao mesmo grupo de ovos de Tyranitar (Montro)que saiba usar o stealth rock.

    Vê nesta se tens algum pokémon macho dos que estão nesta página que tenha o stealth rock --> http://pokemundo-pt.blogspot.com/2011/07/pokemon-bw-grupo-de-ovos-monstro.html

    ResponderEliminar
  5. no meu Platina consegui pôr um Shynx com Fire Fang e Ice fang, mas acho que da ainda mais trabalho que esse do gible com Trash e Outrage

    ResponderEliminar