19 de novembro de 2011

Pokémon Mistério nº32 - Rampardos

Peço desculpa pelo atraso. O vencedor do passatempo desta semana foi o Monstro do Lago Ness, que adivinhou correctamente o 32º pokémon mistério - Rampardos! Como tal, serão adicionados ao pokédex do pokémundo as linhas evolutivas de Dwebble e Darumaka. Segue-se mais uma análise intensiva do pokémundo! Descubram já como podem tornar os vossos Rampardos numa máquina assassina!

INFORMAÇÕES
Rampardos (cujo nome japonês é Rampald, ラムパルド) é um pokémon cabeçada do tipo pedra. Tem 1,60 m de altura e pesa 102,5 kg. A sua habilidade normal é Mold Breaker e a sua habilidade oculta (de dream world) é Sheer Force. A sua poderosa cabeçada tem o poder de despedaçar mesmo os materiais mais resistentes. É um pokémon com força bruta que derruba árvores enquanto persegue as suas presas durante as suas caçadas. O seu crânio é tão duro quanto ferro e é o que evita que desmaie quando dois Rampardos chocam. Contudo, por ter um crânio tão resistente e maciço, o seu cérebro vê-se incapacitado de crescer...

LINHA EVOLUTIVA E FORMAS ALTERNATIVAS
A linha evolutiva de Rampardos começa com o Skull Fossil (ou Fóssil de Crânio, em português), que pode ser reanimado no Nacrene City Museum em Black e White (ou no museu de Oreburgh em Sinnoh). Este fóssil dá assim origem a Cranidos, que evolui para Cranidos a nível 30. Se tiverem a sorte de encontrar um Rampardos shiny (brilhante), verão que é cinzento e vermelho!
PODERES
Os poderes base de Rampardos (adaptado do inglês base stats) são:

HP
ATT.
DEF.
SP. ATT
SP. DEF
SPEED
97
165
60
65
50
58

ESTRATÉGIAS
Ao olhar para os poderes de Rampardos, a primeira coisa em que reparamos é o seu poder de ataque absurdo. Um pokémon com 165 de ataque é simplesmente avassalador. De facto, Rampardos é o pokémon com o 2º ataque mais forte de todos, mas ao contrário do que se poderia pensar, na generalidade não é um bom pokémon. Claro que tem um ataque mortífero, mas a sua defesa medíocre leva-o a ser derrotado com apenas um golpe, e como a sua velocidade também é bastante má, Rampardos nem sequer conseguirá atingir com um ataque o oponente.
No meu ponto de vista, há apenas duas salvações possíveis para este pokémon. A primeira é um set com Rock Polish (TM 69) que só no primeiro turno duplica a velocidade de Rampardos. Obviamente jogar esta carta é sempre um risco porque, devido à fraca defesa de Rampardos, poderá ser derrotado nesse próprio turno... Contudo, se jogado com alguma inteligência, poderá resultar em vitória (e uma vez que Rampardos esteja "lançado" será MUITO difícil pará-lo). Em conjunto com este ataque virá Stone Edge (TM 71), um STAB potente com grande probabilidade de Critical Hit, Earthquake (TM 26) e Fire Punch (move tutor na 4ª geração) que cobre alguns tipos problemáticos como erva e gelo.
Para este caso, como Rampardos dispensa mais ataque, deverá ter uma natureza Jolly (mais velocidade, menos ataque especial).
A segunda alternativa será enquadrar Rampardos numa equipa defensiva. Desta feita, todos os esforços para baixar a velocidade de Rampardos serão poucos! Uma natureza Brave (mais ataque, menos velocidade) será a mais adequada, em conjunto com items como Lagging Tail (ou Choice Band caso se deseje um Rampardos com efeito extremamente destrutivo). Para ocupar o lugar de Rock Polish, Hammer Arm (ataque de ovo) poderia ser uma opção viável.
 
Mais uma vez espero que tenham gostado desta análise. Como vejo que estão todos muito tímidos, vou desistir de pedir que dêem a vossa opinião sobre o pokémon mistério. Vou tentar encarar esta falta de respostas como uma admissão que o pokémon mistério está perfeito desta forma :p Domingo à noite há mais!

Nota: esta análise foi feita um pouco à pressa, portanto é provável que tenha alguns erros. Caso encontrem algum, avisem nos comentários que ele será corrigido imediatamente!

2 comentários: