9 de setembro de 2011

Pokémon Mistério nº22 - Tyranitar

Foi uma semana especial, com dois pokémon mistérios. Eis a solução ao segundo: Tyranitar, o pseudo-lendário de Johto! Como bem sabem, o vencedor desde passatempo especial, no qual não bastava adivinhar o pokémon na figura mas responder a um enigma, seria premiado não com páginas normais no pokédex mas com uma página especial: com uma página de um lendário!! Por isso mesmo dou os parabéns à Mara, a grande vencedora deste pokémon mistério especial! Sem mais demoras, deixo-vos com mais uma estratégia exclusiva do pokémundo, para um dos pokémon mais fortes de todos: Tyranitar!!

INFORMAÇÕES
Tyranitar é o pokémon armadura (nome japonês Bangiras, バンギラス). Tem 2 metros de altura, pesa 202 kg e é do tipo pedra e escuridão. As suas habilidades são Sand Stream e Unnerve (esta última do Dream World). É um dos pseudo-lendários, pokémons extremamente fortes conhecidos por terem um poder equiparável ao dos pokémon lendários. O seu corpo não pode ser afectado por nenhum ataque, o que o torna bastante impulsivo no que toca a enfrentar oponentes. A sua natureza insolente leva-o a não se importar com os outros. É forte de tal forma que consegue alterar completamente a paisagem. Quando entra em tumulto, derruba montanhas e enterra rios com a sua força destrutiva. Depois da sua passagem, os mapas precisam de ser reescritos.

LINHA EVOLUTIVA E FORMAS ALTERNATIVAS 
Tyranitar é a forma evoluída de Pupitar, que evolui a nível 55, depois ed evoluir de Larvitar a nível 30. Os Tyranitar shiny são amarelados, com a barriga roxa em vez de azul.
PODERES
Os poderes base de Tyranitar (adaptado do inglês base stats) são:
  • HP  ---------------- 100
  • Attack ------------ -134
  • Defense ------------110
  • Special Attack -----95
  • Special Defense ----100
  • Speed --------------61
Tyranitar é um sério candidato ao pokémon mais forte do jogo. Um pokémon em ascensão desde que foi introduzido na 2ª geração, tem poderes absurdamente altos, que o elevam a um patamar lendário.

ESTRATÉGIAS
Tyranitar deve ser usado como atacante físico, de modo a aproveitar o seu ataque absurdamente grande. Como tal, só deve aprender ataques físicos. Pessoalmente, para mim Tyranitar deve ser utilizado como uma bomba: construído de forma a explodir com tudo o que tem pela frente. Para isso, é necessário aumentar o seu ataque o mais possível. De tal forma, o item a escolher deve ser a Choice Band, enquanto que a natureza deve ser Adamant (mais ataque, menos ataque especial).
A estratégia para Tyranitar é, na verdade, extremamente simples: basta escolher os ataques mais fortes para, literalmente, rebentar com o adversário. Por isso mesmo a minha escolha recai sobre Crunch (L. 47)  e Stone Edge (Lv. 63), ambos excelentes STAB. O primeiro não só é um ataque confiável como tem a vantagem de ainda reduzir a defesa ocasionalmente. Stone Edge é também uma ameaça, apesar da pontaria mais reduzida. Depois, Earthquake (Lv. 54) é a próxima opção. Creio que não preciso de explicar a ninguém porque este é um excelente ataque.
Por último, como a velocidade de Tyranitar não é nada de especial, podendo facilmente ultrapassada por até mesmo pokémon como Beautifly, pode ser sacrificada através de um treino com a Power Bracer (até mesmo tornando Tyranitar uma boa escolha para uma estratégia com Trick Room). Desse modo, Avalanche (TM 72 na 4ª geração) também se torna uma boa opção, pois apesar do seu poder ser 60, torna-se 120 caso Tyranitar seja atingido primeiro - o que se torna quase garantido com a sua fraca velocidade e cokm Power Bracer. Caso não tenham ficado convencidos, existem muitas outras opções, como Aqua Tail (Move Tutor na 4ª geração), Iron Tail (Ataque de Ovo) ou Fire Punch (Move Tutor na 4ª geração).

Espero, como sempre, que tenham gostado e aprendido qualquer coisa! O Pokémon Mistério volta no Domingo, com mais um desafio para vocês! Não percam ainda, dentro de alguns dias, um pequeno aperitivo do que está para vir no pokémundo: o regresso de "O Portal Pokémon"!

5 comentários: