30 de setembro de 2011

Pokémon Mistério nº 25 - Granbull

Chegámos ao 25º Pokémon Mistério!!! Atrevo-me a dizer que este passatempo é, talvez, a "atracção principal" do PokéMundo! Todas as semanas nos chegam novos jogadores e a brincadeira não para de crescer! Seja como for, o vencedor desta semana é o PokéXico! Fiquem com mais uma análise exclusiva do pokémundo, desta vez a Granbull, o 210º pokémon do pokédex!

INFORMAÇÕES
Granbull (nome japonês também Granbull, グランブル) é (por muito incrível que possa parecer) um pokémon fada. Tem 1,4 m de altura e pesa 48,7 kg. É um pokémon do tipo normal. As suas habilidades são Intimidate, Quick Feet e Rattled (esta última exclusiva ao Dream World). Apesar do seu aspecto é um pokémon tímido e que se assusta facilmente. Contudo, as suas presas enormes são motivo de preocupação. O seu peso faz com que a cabeça de Granbull esteja sempre inclinada, mas a sua dentada é tão forte quanto é possível imaginar.

LINHA EVOLUTIVA E FORMAS ALTERNATIVAS 
 

Granbull resulta da evolução de Snubbull, a nível 23. Os Granbull shiny (brilhantes) são mais pálidos que os Granbull normais.
PODERES
Os poderes base de Granbull (adaptado do inglês base stats) são os seguintes:
  • HP  ---------------- 90
  • Attack ------------ 120
  • Defense ------------75
  • Special Attack -----60
  • Special Defense ----60
  • Speed --------------45
Granbull é, mais que claramente, Physical Sweeper (usa apenas ataques físicos), como se percebe pelo seu poder de ataque enorme, em contraste com o fraco ataque especial.

ESTRATÉGIAS
Dependendo da vossa vontade (ou não) de usar Granbull com Trick Room, poderão optar por um Granbull de natureza Adamant (mais ataque, menos ataque especial) ou Brave (mais ataque, menos velocidade).
Granbull, apesar de possuir um grupo de ataques mais ou menos limitado, tem opções viáveis, de entre as quais destaco Earthquake (TM 26), Crunch (Lv. 59), Outrage (Lv. 67) e Stone Edge (TM. 71).
Earthquake é um dos ataques mais poderosos no jogo e, regra geral, se um pokémon o pode aprender, DEVE aprender mesmo! Não só é eficaz contra um grande número de tipos como tem a vantagem de ter grande poder, pontaria e raio de alcance. Crunch é um ataque que torna Granbull uma grande arma contra pokémon do tipo fantasma - como estes não têm geralmente ataques de luta, Granbull fica "à vontade" para usar este ataque super-efectivo enquanto goza do facto de não poder ser magoado pelos ataques fantasma.
Outrage funciona como um ataque surpresa poderoso. Pouca gente espera ver um Granbull (que não é usado em batalhas normalmente) a usar um ataque do tipo dragão, o que faz com que possa ser introduzido na batalha sorrateiramente, pronto para atacar! Finalmente, Stone Edge actua como ataque defensivo, contra pokémon voadores com ataques de luta (falo principalmente de Staraptor e o seu Close Combat). Contudo, devido à velocidade de Granbull, este ataque só deve ser utilizado em conjunto com Trick Room, caso contrário é preferível ensinar a Granbull ThunderPunch, Fire Punch ou Ice Punch, que podem ser aprendidos por um Move Tutor na 4º geração.

Peço desculpa por algum eventual atraso nas notícias por estes dias. Ando sem tempo sequer para respirar e tenho apenas pouco mais que 30 minutos de computador por dia. Tentarei actualizar o blog sempre que possível... Domingo há mais pokémon mistério! Fico à espera da vossa participação!! É divertido, é fácil não dá milhões mas dá informações! De pokémon!!!

BW episódio 52 (preview)

Eis a preview do 52º episódio de Pokémon Best Wishes, Nimbasa Gym! Lightning Battle!! (Ginásio de Nimbasa! Batalha de Relâmpagos!!)

Novas imagens de PokéPark 2

Foram divulgadas novas imagens do jogo PokéPark 2: Beyond The World. Deixo-as aqui para que todos possam vê-las. Numa imagem, é possível ver um Honchkrow a voar numa estação de comboios mas, ao contrário do que sucede com a imagem de um Mandibuzz, não é possível ver ninguém em cima do pokémon pássaro. Se se verificar que a imagem não é de um "filme", talvez haja possibilidade de controlar outros pokémon além de Pikachu, Snivy, Tepig e Oshawott!...

29 de setembro de 2011

Eventos do Pokémon Global Link!

A expansão Spooky Manor está agora disponível no Dream World sem data de conclusão. Simplesmente, só têm de entrar no Dream World do Pokémon Global Link e quando forem no Island of Dreams terão uma nova paisagem.

No Spooky Manor podem encontrar Pokémon como Meowth, Abra, Spiritomb e Spoink todos com as suas habilidades do Dream World e há também novos mobílias e a capacidade de actualizar a tua casa em uma réplica da Spooky Manor.
File:DW Spooky Manor.png

A palavra-passe para obter o Banette do Dream World do Pokémon Global Link Norte-Americano é NPCHARACTER. O Banette tem a sua habilidade Dream World, Cursed Body, que tem uma possibilidade 30% de desabilitar um ataque do adversário que usar contra o Banette. Ele, também, tem o único ataque do tipo Erva, Cotton Guard e está no nível 37, uma vez que é transferido do Dream World de volta para Pokémon Black ou Pokémon White.

27 de setembro de 2011

FanFic: O Portal Pokémon - 36

36 - Selo de 12 Horas

Os quatro treinadores apontaram as mãos ao chão, invocando as suas forças. Um portal enorme, suficiente para ser atravessado por três Regirock ao mesmo tempo, abriu-se diante dos olhos de todos.
Leonardo. Carlos, Tânia e Xavier encaminharam-se para a espiral gigante, enquanto Diogo os observava totalmente surpreso.
- Para onde vão!? O que é que vão fazer!? – gritou Rui enraivecido.
- Vamos para a terra das bestas outra vez! – escarneceu Carlos – Temos assuntos a tratar por lá!...
- Já perguntei o que é que vão fazer!!!!
Carlos olhou para Leonardo, calando-se de imediato, percebendo que tinha falado demais.
- Não vale a pena virem atrás de nós…- afirmou calmamente Leonardo – Se vierem, vão arrepender-se!... Além disso, vou selar o portal por 12 horas… Até lá nem vale a pena tentarem abrir passagens para o outro mundo… Só vão estar a gastar as vossas energias…
Saltaram os quatro para dentro do portal, o treinador de Garchomp com Catarina às costas, e antes que alguém tivesse tempo de fazer alguma coisa, como Litwick tentou atirando-se para o portal também, Leonardo ergueu a mão prestes a desaparecer pelo buraco e fechou-a no instante em que saiu da vista de todos.
Ltiwick embateu no não com um ruído seco e começou a chorar. A sua tristeza ecoava pelo parque.
- LIIIIIIIIIWIIIIIICK!! LIIIIIIIIIIIIIIIIIIT!!!!
Ana levantou-se com os seus olhos à beira das lágrimas também, e segurou no pequeno pokémon contra o seu peito. Só ao ver essa cena Diogo se apercebeu que Litwick devia ser ainda um bebé…
Respirou fundo… Pensou com calma… Decidiu-se, e só depois falou.
- Pessoal… Quem vem comigo buscá-la?
Diogo esperava ver alguns olhares surpreendidos ou até mesmo um olhar superior de Rui… afinal de contas estava a propor voltarem para o local onde tinham passado meia semana em perigo iminente…
Todos sorriram para ele compreensivamente. Até Rui encolheu os ombros, proferindo apenas:
- Estava a ver que nunca mais perguntavas…
- Só poderemos abrir de novo o portal daqui a 12 horas, o que significa que só a partir das nove da noite é que podemos ir para a frente com isto… - observou Pedro.
O sorriso de Ana floresceu subitamente.
- Tive uma ideia! Porque é que não dizem todos que vêm a minha casa passar a noite? Eu sei que a minha irmã hoje vai ter que sair para trabalhar e só volta por volta das cinco da manhã! Isso dá-nos oito horas… ou seja, oito dias no mundo dos pokémon!!!
A sua cara parecia extremamente orgulhosa de si mesma!
Diogo corou ligeiramente com a ideia de dormir na casa de Ana, mas reconheceu o brilho a ideia.
Às oito horas da noite, 11 horas depois, todos surgiram à porta que Ana lhes indicara. Ana apareceu radiante à porta e convidou-os a entrar.
Ficaram no quarto de Ana a planear cuidadosamente o que haviam de fazer no mundo dos pokémon. As mochilas que levavam às costas foi recheada de comida para os próximos dias e material básico de campismo como sacos cama e lanternas. Dez minutos antes das nove, Diogo abria e fechava os dedos como se estivesse a abrir e a fechar portais, como já era seu hábito quando estava deitado na sua cama… a única diferença desta vez era que se encontrava no quarto pintado em tons de azul e rosa de Ana, e nenhum portal se abria…
A impaciência dominava a situação. Ana dava festas a Oshawott, parecendo simultaneamente assustada e extremamente ansiosa. Pedro conversava com o seu irmão, que estava sentado com uma pose exageradamente rígida. Quanto a Rui, estava encostado à parede, afagando o corpo de Houndour.
Diogo abriu de novo os dedos e um pequeno portal abriu-se!
Ana, Rui, Pedro e Tiago saltaram como que acordados por um despertador particularmente ruidoso.
- Fixe! – disse Diogo com um sorriso nos lábios – Vamos lá!

Próximo capítulo: Ralts
Capítulo anterior: Batalha no Parque
Índice de Capítulos

26 de setembro de 2011

FanFic: O Portal Pokémon - 35

35 - Batalha no Parque

Uma explosão de fogo azul fez Ana e Oshawott disparar pelos ares, para longe do escorrega para o qual se estavam a dirigir.
- Garra de Dragão!
Um clarão azul relampejante foi tudo o que Luxio conseguiu ver. Um segundo depois já estava a rebolar pelo chão, com uma pesada dor no dorso.
- Outra vez…
- Gaaaaaaar!!
Luxio foi atirado pelo ar com uma força brutal. Diogo deu por si a correr atrás da sombra que o seu parceiro projectava no solo. Luxio aterrou mesmo em cima dele, deitando-o ao chão.
- Luxio! – lamentou-se o pokémon alarmado.
- Não te preocupes! Não posso deixar que sejas tu a fazer o trabalho todo pois não?...
Leonardo enfrentou Diogo nos olhos.
- Esta rapariga mostrou ter uma capacidade que nos interessa… Não podemos deixar-te ficar com ela… embora posso assegurar-te que ela vai ter o mesmo destino que ti.
Ao contrário da noite passada, uma centelha de raiva e determinação irrompeu em chamas no interior de Diogo. Não ia deixar o seu parceiro sucumbir novamente sem dar luta!
- Luxio! Quero que faças exactamente o que eu disser!
O treinador inimigo riu-se ao mesmo tempo que Luxio acenava com a cabeça… mas por isso não reparou que Ana também acenava com a cabeça ao amigo.
- Garchomp! Acaba com a miséria destes ratos! METEORO DO DRAGÃO!
Todo o corpo de Garchomp irrompeu numa aura laranja que aquecia o ar em redor.
- Espera!... – ordenou Diogo a Luxio.
Na boca do dragão saiu uma esfera flamejante que se ergueu nos céus.
- AGORA LUXIO! APONTA PARA A ESFERA!!
O corpo de Luxio foi inundado de electricidade. Um poder adormecido estava a vir à superfície no pokémon eléctrico! Um espectáculo de raios encheu a área.
- LUXIOOOOOOO!
Diogo observou, atónito, o ataque Descarga do seu parceiro atingir o Meteoro do Dragão de Luxio em pleno ar. Uma explosão brilhante toldou os olhos de Diogo, Leonardo e dos respectivos pokémon: os que se encontravam mais perto da explosão…
- AGORA ANA! ATACA-O ENQUANTO ELE ESTÁ DESPROTEGIDO!!
Ana e Oshawott não pensaram duas vezes. Uma Pistola de Água irrompeu do pokémon de água, em direcção a Garchomp… Um tiro certeiro! Um ataque directo!
Quando Diogo pôde ver de novo, avistou o dragão agarrado ao ombro, visivelmente afectado! Não era uma vitória, mas agora sabiam ao menos que Garchomp não era invencível!
Leonardo olhou para o relógio e levantou a mão. Garchomp abriu a boca mas, antes que Diogo pudesse dizer a Luxio que se protegesse, Garchomp atirou uma Fúria do Dragão em direcção ao céu, como uma coluna de fogo azul.
- Qual será o significado daquilo? – pensou Diogo… Era, de facto muito estranho o pokémon não tentar vingar-se.
Um movimento súbito de vento fez-se sentir! Garchomp estava a mover-se de novo. Desta vez Diogo estava de sobreaviso!
- Protege-te Luxio! – gritou enquanto se protegia com os braços… mas, novamente, nada aconteceu…
Subitamente, três novos sons soaram. Três ataques foram simultaneamente lançados sobre Luxio.
BOOM! BOOM! BOOM!
Como se estivesse a dançar, Luxio esquivou-se habilmente aos ataques dos seus oponentes invisíveis. Só depois Diogo pôde identificar os agressores. Scyther, Nuzleaf e Croagunk! Significaria aquilo que os amigos haviam sido derrotados?
Como que respondendo aos seus pensamentos, os amigos apareceram subitamente, vindos da entrada do parque.
- Eles começaram, a correr para aqui de repente! – gritava Tiago, como que desculpando-se.
- Já é hora, Leon? – perguntou uma voz!
Diogo virou-se. Carlos, Xavier e Tânia estavam reunidos perto do escorrega com Leonardo… mas os olhos de Diogo fixaram uma coisa diferente: o corpo de Catarina estava deitado no ombro de Leonardo, que a segurava como se fosse um objecto inanimado. A rapariga parecia estar inconsciente, mas nem que estivesse acordada poderia fazer nada… Cordas grossas amarravam-lhe os pés e as mãos, e uma tira de tecido tapava-lhe a boca…
- Foi um bom jogo… - disse Leonardo.

Próximo capítulo: Selo de 12 horas
Capítulo anterior: De Novo o Dragão
Índice de Capítulos

25 de setembro de 2011

Pokémon Mistério nº 25

O dia 25 de Setembro fica marcado pelo 25º Pokémon Mistério!!! Este passatempo começou há 25 semanas, poucos dias depois do nascimento deste blog (ainda era um recém-nascido na altura) que depressa foi acarinhado por todos vocês!
Participem no desafio! Quero ver como se saem com este! Basta deixarem um comentário nesta mensagem com o vosso palpite sobre quem acham que é o pokémon na silhueta. É um pouco o velho jogo do "Quem é Este Pokémon!?"... mas não é por isso que deixa de ser divertido! Para saberem mais sobre as regras e os prémios deste passatempo vejam a página do pokémon mistério AQUI.

FanFic: O Portal Pokémon - 34

34 - De Novo o Dragão

Como combinado, os treinadores dispersaram-se seguindo os inimigos que teriam mais hipóteses de derrotar. Tiago seguiu Xavier e o seu Scyther, Rui perseguiu Tânia e o seu Nuzleaf e Pedro ficou com Carlos e Croagunk.
A Diogo e Ana coube a tarefa de resgatar Catarina. Correndo com rapidamente mas em silêncio, os dois dirigiram-se ao único parque infantil das redondezas, o pequeno Litwick empoleirado no ombro de Diogo. Quando estavam prestes a entrar no parque, o instinto de Diogo activou-se. Leonardo, o treinador de Garchomp, poderia estar ali perto…
Ana rapidamente avistou Catarina. A rapariga encontrava-se dentro de uma das “casinhas” que existiam no topo dos escorregas. O esconderijo seria perfeito se a rapariga não tivesse um cabelo loiro tão longo e brilhante. Sob o sol da manhã, mesmo dentro do abrigo, os seus cabelos dourados luziam como o próprio sol, destruindo completamente o esconderijo…
- Ana, fica aqui e espera por uma oportunidade por ir resgatar a Cathy. Algo me diz que este parque está a ser vigiado pelos olhos atentos de um Garchomp….
- Mas Diogo… Não se vê ninguém!
- Exacto! – constatou Diogo satisfeito consigo próprio – Estamos em tempo de férias! Não seria normal que este parque tivesse alguns miúdos? Aposto que alguma coisa as afastou… Seja como for, temos que prosseguir. Só te peço que me deixes ir à frente. Esconde-te para o caso de acontecer alguma coisa.
Sorrindo com confiança para a companheira ao ver o medo nos seus olhos, Diogo tranquilizou-a e avançou.
Diogo dirigiu-se à porta do parque num passo seguro e confiante, embora o seu interior se contorcesse de nervosismo.
Abriu a pequena grade metálica que rodeava o espaço… e imediatamente percebeu o que mantivera o parque livre de visitantes. A força de Arceus encontrava-se à sua volta, como uma bolha protectora, mas Diogo possuía essa mesma força. Avançando sem problemas, Diogo dirigiu-se ao escorrega onde estava presa Catarina.
Sentiu algo a zumbir-lhe aos ouvidos. Já estava à espera daquilo…
BOOOOM!!
Pedaços de terra voaram enquanto Garchomp aterrava no chão à velocidade do som.
- GAAAAAAAAAAARR!!
- Luxio ataca!!
Rápido como uma bala, o leão eléctrico saltou para a frente, desferindo uma poderosa Cauda de Aço contra o inimigo. Garchomp defendeu a investida com a asa e contra-atacou, cortando o ar com a sua garra.
Lentamente mas intencionalmente, Diogo lentamente conseguiu puxar o adversário para o lado, colocando-o atrás de uma árvore e tirando-o da linha de visão da prisão de Catarina. Erguendo o polegar, Diogo fez sinal a Ana. Entre as sombras, a rapariga percebeu a mensagem.
Andando cuidadosamente, com Oshawott atrás, Ana dirigiu-se à escada que dava acesso ao topo do escorrega.
Uma voz fria que tanto Ana como Diogo já conheciam cortou o ar.
- Achavam mesmo que ia ser assim tão simples?
Diogo virou-se para trás.
O treinador de Garchomp chegara.


Próximo capítulo: Batalha no Parque
Capítulo anterior: Plano de Ataque em Acção
Índice de Capítulos

Revelação do ataque final do Evento do Mewtwo

Sobre o Evento de Distribuição do Mewtwo, lembram-se de os ataques dele serem, o Psystrike, Shadow Ball e Aura Sphere? Exacto, e foi dito que o seu último ataque iria ser revelado em breve, e parece que já foi revelado! É um ataque que ele não pode aprender através de circunstâncias normais e chama-se Electro Ball. O Electro Ball tem uma precisão de ataque a 100%, ou seja, é raro ele falhar. O seu poder varia conforme a sua velocidade.

Continuarei a dizer, o Mewtwo estará no nível 70 com a habilidade Pressure e será distribuído através de Conexão Wi-Fi a partir do dia 26 de Setembro até ao dia 31 de Outubro de 2011 exclusivo para as versões Pokémon Black e White japonesas!
プレゼントされる「ミュウツー」
エレキボール

24 de setembro de 2011

FanFic: O Portal Pokémon - 33

33 - Plano de Ataque em Acção

No espaço de alguns minutos, todos os treinadores estavam reunidos. Era hora de o plano que fora tão cuidadosamente traçado na noite anterior ser posto em prática! Diogo não fazia ideia porquê que Catarina havia sido levada, mas uma depressão no chão ao lado da pulseira com três unhas pontiagudas davam-lhe a certeza de quem o fizera… Aquilo era uma pegada! Uma pegada de Garchomp!
Todos recapitularam o plano, adicionando aos detalhes uma ideia de última hora de Pedro, que se enquadrava perfeitamente na situação do rapto de Catarina…
Diogo estendeu a mão para a frente.
- E o jogo começa agora! – afirmou enquanto uma espiral para o outro mundo se abria no meio da praça… mas desta vez não queriam enviar pokémon de volta ao seu mundo… Queriam trazê-los para a Terra! Seria um verdadeiro teste à força e ao treino de Diogo, uma vez que teria de manter o portal aberto para pelo menos três pokémon o atravessarem em direcção à Terra.
Por fim, cerca de cinco Timburr saltaram de dentro da espiral, visivelmente surpreendidos pelo que lhes acabara de acontecer.
- É o suficiente! Agora metam-nos lá dentro de novo! – gritou Diogo.
O contorno do corpo de Metang começou a brilhar, enquanto o pokémon usava a sua Confusão para fazer os pokémon lutadores levitarem no ar e caírem de novo no portal que Diogo se apressou a fechar.
- Agora é esperar…
Foi um ruído de passos apressados que, cerca de um minuto depois, fez anunciar a chegada de três pessoas ao local. Três pokémon, Croagunk, Scyther e Nuzleaf corriam atrás delas.
Ana esboçou um sorriso de satisfação. O plano fora bem sucedido e os outros treinadores tinham sido atraídos pelos pokémon que tinham atravessado o portal! Agora olhavam os três a toda a volta, confusos com a ausência de monstros ou destruição….
O corpo de Metang brilhou de novo, enquanto se esforçava de novo para usar os seus poderes psíquicos. Uma ilusão surgiu ao lado deles. Uma cópia exacta de Catarina… como que um fantasma a cores!
- Não pode ser! – gritou imediatamente Tânia, a treinador de Nuzleaf, ao pôr a vista em cima da ilusão de Metang – Tu devias estar por trás do parque infantil presa!!
- OK! Já temos a nossa informação! – sussurrou Pedro
- Agora Staravia! Turbilhão triplo!!! – gritou Tiago
Das asas de Staravia, que se erguia no ar subitamente, três furacões nasceram e dirigiram-se a cada pokémon. Ao mesmo tempo, Croagunk, Scyther e Nuzleaf foram projectados em direcções diferentes pelos ventos de Staravia, e os treinadores depressa seguiram os seus parceiros, agora extremamente confusos com toda aquela situação. Ao mesmo tempo, Diogo e os outros espalharam-se, perseguindo os seus adversários. Começara a caçada!...

Próximo capítulo: De Novo o Dragão
Capítulo anterior: Pedido de Socorro
Índice de Capítulos

Concurso: O Derradeiro Pokémon 1 (votação ronda 4)

A terceira fase deste concurso está quase a acabar! Agora apenas 4 pokémon sobreviveram à série de batalhas duras que enfrentaram e apenas dois deles chegarão à grande final! Eis os pokémon que ainda se aguentam de pé:
        Metagross, do Digimast          Charizard da Mara
 Infernape e Buizel do Miguel

Três treinadores em jogo! Quatro pokémon ansiosos pela batalha! Quem vencerá? Em baixo encontram-se as árvores do torneio actualizadas. Cliquem nas imagens que elas irão ampliar-se!
 
É hora de terminar esta fase do concurso e determinar os dois finalistas! O resultado de cada batalha será determinado por sondagens na parte de baixo do blog. Votem todos no vosso pokémon favorito: TODOS podem votar, sejam participantes ou leitores!! O vencedor efectivo será aquele com mais votos em cada batalha! Os treinadores devem convencer os amigos a virem ao pokemundo-pt votar também porque só é permitido um voto por pessoa.
As votações encerram daqui a sete dias, a 1 de Outubro, altura em que começará a última fase do concurso!! Têm até essa data para votar!

Página do  concurso AQUI. 2ª fase AQUI e resultados AQUI. 1ª ronda desta fase AQUI.

Avisos Gerais (24-9-2011)

Olá a todos. Venho aqui com mais "anúncios gerais" essencialmente para me desculpar pela ausência nos últimos três dias... De facto não pude vir aqui postar notícias (um agradecimento ao PokéDani por se ter encarregado dessa tarefa) devido a ter estado a trabalhar nos resumos dos episódios em atraso e noutras coisas como o Grupo de Ovos "Desconhecido".
Como o site onde via os episódios de pokémon online encerrou sem aviso prévio, deverá haver resumos dos episódios durante algum tempo, a não ser que alguém conheça algum site onde se possa ver Pokémon Black & White em inglês (sem legendas) e com uma qualidade razoável.
O Portal Pokémon recomeçará a ser postado ainda hoje, retomando assim as minhas actividades "normais" no blog.
Finalmente, fica aqui uma pequena homenagem à gata do nosso utilizador Monstro do Lago Ness, que morreu recentemente. Estamos contigo Monstro!
 Em memória da Malhada 
"Fofa, Linda e Querida"

23 de setembro de 2011

Pokémon Mistério nº 24 - Cofagrigus

Mais uma vez, trago-vos a solução de um desafio do Pokémon Mistério! A solução deste desafio era Cofagrigus, o que significa que o vencedor desta semana é o francisco, que pediu para o pokédex as páginas da linha evolutiva de Volcarona e Excadrill! Como de costume, podem esperar um novo desafio Domingo à noite! Até lá fiquem com mais uma das minhas análises pessoais acompanhadas de estratégias de batalha exclusivas!

INFORMAÇÕES
Cofagrigus (cujo nome japonês é Desukarn,  デスカーン) é um pokémon caixão. É um tipo fantasma puro, com 1,7 m de altura, 76,5 kg. Mummy é a sua habilidade, que é por acaso uma habilidade exclusiva - nenhum pokémon sem ser os que pertencem à linha evolutiva de Cofagrigus a podem ter. O seu corpo está coberto de ouro puro. Finge ser um sarcófago bem trabalhado para ensinar uma lição a assaltantes de túmulos. Diz-se que engole quem se aproxima demasiado e os transforma em múmias. Gosta de comer pepitas de ouro.

LINHA EVOLUTIVA E FORMAS ALTERNATIVAS
Cofagrigus resulta da evolução de Yamask, a nível 34. Os Cofagrigus brilhantes (shiny) têm o corpo arroxeado e as mãos fantasma mais claras que o normal.

PODERES
Os poderes base de Cofagrigus (adaptado do inglês base stats) são:
  • HP  ---------------- 58
  • Attack ------------ -50
  • Defense ------------145
  • Special Attack ------95
  • Special Defense ----105
  • Speed --------------30

ESTRATÉGIAS
O ataque especial de Cofagrigus faz dele um óbvio Special Sweeper (atacante especial), ou seja, um pokémon que só usa ataques especiais. Cofagrigus revela-se um pokémon muito bom neste aspecto porque não só tem um ataque elevado como ainda possui uma defesa descomunal, o que lhe permite aguentar bastante bem ataques como Crunch. O seu único defeito é a velocidade, que pode ser transformada em vantagem com o uso do ataque Trick Room (TM 92)! Este torna-se, portanto, o primeiro ataque de Cofagrigus. Em adição, para completar o panorama, Cofagrigus deve ter uma natureza Quitet (mais ataque especial, menos velocidade), porque com Trick Room menos velocidade significa mais velocidade!
 Shadow Ball (Lv. 39) será o ataque principal de Cofagrigus, visto ter a vantagem de STAB. Energy Ball (TM 53) também é uma boa opção (principalmente devido ao factor surpresa). Para ataque final, pode-se optar por Destiny Bond (Lv. 57), para missões suicidas ou por Hyper Beam (TM 15) para último recurso. Este seria a etsratégia que EU utilizaria no meu Cofagrigus. No entanto, para aqueles que gostam de estratégias mais elaboradas (principalmente a de Toxic) também podem ver em Cofagrigus um bom amigo.
Basta substituir os últimos três ataques por Toxic (TM 6) e Protect (ataque que Cofagrigus tem desde que nasce), deixando Shadow Ball. A estratégia neste caso é simples: usar Toxic (que tem um veneno cujo dano aumenta ao longo dos turnos), e depois usar Protect e Shadow Ball alternadamente. A certa altura o adversário irá perder sem que Cofagrigus tenha sido muito danificado... Nesta última estratégia, o item a utilizar deverá ser Leftovers. Quanto à primeira, qualqur item que aumente o ataque servirá. Eu escolheria uma Life Orb, mas não é o único item indicado para a tarefa...

Fiquem por ai! Amanhã (ou ainda hoje, se tiver tempo) sairão os resultados da penúltima fase do Concurso "O Derradeiro Pokémon", um acontecimento que não vão querer perder!!!