20 de maio de 2011

Pokémon Mistério nº6 - Gigalith

E é revelado o pokémon mistério número 6. O vencedor foi o PokéDani que deu a resposta por e-mail. Faltam ainda adicionar ao pokédex os pokémons do prémio anterior, mas devem ser adicionados em breve. Segue-se uma análise exclusiva do pokémon mistério nº 6 Gigalith, o pokémon comprimido da 5º geração!

INFORMAÇÕES
Gigalith (nome japonês Gigaiath, ギガイアス) é um pokémon comprimido. O seu tipo é pedra, tem 1,7 metros de altura e 260 quilos de peso. As suas habilidades são Sturdy e Sand Force (Dream World). Comprimindo a energia proveniente do seu núcleo permite-lhe disparar um ataque capaz até de destruir uma montanha. A energia solar é absorvida pelos seus cristais, amplificada no seu interior e disparada pela sua boca.

LINHA EVOLUTIVA E FORMAS ALTERNATIVAS 
Os Gigalith são a última forma de Roggenrola. Estes pokémons evoluem a nível 25 para Boldore e depois, quando trocados, evoluem para Gigaltih. Os Gigalith shiny são impressionantes: o seu corpo é roxo em vez de azul escuro e os seus cristais tê uma cor azul turquesa.

PODERES
Os poderes base de Gigalith (adaptado do inglês base stats) são os seguintes:
  • HP  ---------------- 85
  • Attack ------------- 135
  • Defense ------------130
  • Special Attack ------60
  • Special Defense ----70
  • Speed --------------25
Gigalith é um ÓBVIO Physical Sweeper (usa apenas ataques físicos), como se percebe pelo seu poder de ataque enorme.

ESTRATÉGIAS
Apesar de ter poderes bastante bons, Gigalith está relativamente limitado aos ataques pedra/terra, pelo que não pode ser usado com todo o potencial que um poder de 135 de ataque poderia oferecer. Para mim, a estratégia ideal consiste em usar Earthquake (TM 26) e Stone Edge (lv. 48) como ataques principais (sendo que Stone Edge, por ser do mesmo tipo que Gigalith, sobe de poder - a isso chama-se STAB). Sem contar com isso, Gigalith fica com poucas opções para os restantes ataques. Stealth Rock (lv. 36) também acaba por ser um ataque obrigatório devido à estratégia que pode trazer para a utilização de Gigalith, pois é um ataque que, se conseguir ser posto em prática com sucesso (a velocidade de Gigalith não dá para muito) faz danos tremendos ao adversário quando este queira trocar de pokémon, sendo que é extremamente eficaz tanto em adversário inexperientes (que ao evitar trocar para não sofrer danos podem ser facilmente levados a uma armadilha) como em profissionais, que trocam de pokémon com muita frequência. Obviamente tudo isto se torna inútil se Gigalith tiver o azar de enfrentar um pokémon com vantagem que tire partido da sua baixa velocidade. Para 4ª escolha, cada um deve adaptá-la à sua escolha. Sugiro Giga Impact (TM 68), visto Explosion (lv. 55) ser inútil devido à velocidade de Gigalith, a não ser que seja usado com bastante perícia.

Como item, o melhor a fazer será tentar tornar Gigalith num atacante devastador, com uma Choice Band. Para natureza, Adamant (+ataque, -ataque especial) é a escolha óbvia, apesar de, se usarem a estratégia de usar o ataque Trick Room com outro pokémon, se torna vantajoso a natureza Brave (+ataque, -velocidade), visto esse ataque trocar a ordem dos ataques (atacará primeiro o mais lento, o que é paticamente certo ser Gigalith).

Espero que tenham gostado desta 6ª análise do pokémundo. Não se esqueçam de divulgar o site e ajudar o pokémundo a receber um montão de visitas. Ajudem também a nossa recente-adquirida mascote, que ainda está num ovo, a chocar. Basta clicar no ovo da barra lateral esquerda mesmo em cima e estarão a deixar a mascote do pokémundo-pt mais perto de chocar! Domingo há novo desafio, como sempre.

4 comentários: