29 de abril de 2011

Pokémon Mistério nº2 - Staraptor



INFORMAÇÕES
Staraptor (nome japonês Mukuhawk - ムクホーク) é um pokémon predador com cerca de 1,2 m de altura e 25 kg de peso dos tipos normal e voador. As habilidades que pode ter são Intimidate e, no Dream World,  Reckless. Segundo o pokédex, quando os Staravia evoluem para Staraptor, abandonam o bando para viver sozinhos. Tem uma natureza feroz e enfrenta adversário muito maiores que ele. Nunca pára de atacar, mesmo se estiver magoado. Nos jogos Black e White, Staraptor só pode ser obtido em Pokémon White na White Forest (onde se podem capturar Starly) mas também é possível obter Staravia no Dream World, no início da área Windswept Sky.

LINHA EVOLUTIVA E FORMAS ALTERNATIVAS
A sua evolução começa com Starly, que evoluir para Staravia a nível 14, que posteriormente evolui para Staraptor a nível 34.Existem diferenças entre os Staraptor fêmeas e os machos: a mancha branca que possúem na testa é maior nos machos. O Staraptor shiny é castanho, com a franja prateada.

PODERES
 
Os poderes base de Staraptor (adaptado do inglês base stats) são os seguintes:
  • HP  --------------- 85
  • Attack ----------- 120
  • Defense ------------70
  • Special Attack -----50
  • Special Defense ---50
  • Speed ------------100
Em média, o poder médio de Staraptor é 79, o que aliado ao facto de poder aprender ataques excelentes torna Staraptor um pokémon quase indispensável. Staraptor é um óbvio Physical Sweeper (termo inglês que indica que um pokémon usa sobretudo ataques físicos) pois tanto os seus poderes base (o ataque muito alto) como os ataques de que dispõe (que são sobretudo ataques físicos) quase obrigam Staraptor a ser um utilizador exclusivo de ataques físicos. Ensinar-lhe ataques especiais (como Final Gambit, Hyper Beam ou Heat Wave que são ataques bastante bons que Staraptor até pode aprender), portanto, é pura perda de tempo, visto que em termos de poder de ataque especial Staraptor é mais fraco que um Bulbasaur, um Vulpix ou até uma Clefairy.

ESTRATÉGIAS
Staraptor é um Physical Sweeper nato, pelo que todos os seus ataques devem ser físicos (no jogo os ataques físicos são assinalados com um símbolo igual ao que está ao lado). Arrisco-me a dizer que, de todos os pássaros não lendários, Staraptor é provavelmente o mais forte. Um dos problemas dos pokémons pássaros é a sua fraqueza a pokémons do tipo pedra (é aí que Pidgeot, Fearow e muitos outros caem) mas Staraptor veio resolver esse problema com o ataque Close Combat que se aprende a nível 34. Como tem grande velocidade e normalmente os pokémons de pedra são lentos, Staraptor pode facilmente fazer um ataque super efectivo que os derrota antes de eles terem tempo de aplicar a sua vantagem de tipo. Close Combat é, por isso mesmo, um ataque indispensável a Staraptor.
Um boa ataque STAB é também indispensável a Staraptor. Um ataque STAB é um ataque que, por ser do mesmo tipo do pokémon, é mais poderoso que o normal. Neste campo, Brave Bird (nível 49) é a melhor opção, porque apesar da desvantagem de fazer dano a Staraptor, é bastante poderoso.
Giga Impact (TM 68) é também uma opção viável, embora seja mais arriscada, porque devido ao pokémon não poder atacar no turno seguinte Staraptor provavelmente iria sofrer mais dano do que com Brave Bird. Em adição temos ainda Double Edge, que pode ser aprendido se Staraptor tiver vindo de um ovo em que um dos pais sabia esse ataque, também é uma opção viável, embora traga dano a Staraptor como Brave Bird.
Para último ataque aconselho vivamente U-turn (TM 89) que é um ataque que faz dano considerável e é óptimo para "testar o terreno" e poder trocar, caso estejamos a enfrentar um adversário forte contra tipos voadores, sem perder uma oportunidade de fazer mossa. Este ataque, para além desta vertente, consegue ainda cobrir, com vantagem de tipos, os tipos escuridão (dark) e psíquico (psychic).
Existe ainda a opção de Roost (obtido da mesma maneira que Double Edge) embora este ataque, por ser curativo, não se enquadre bem no carácter ofensivo e sem-misericórdia de Staraptor. Em última análise, o melhor conjunto de ataques, para mim, é Close Combat, Giga Impact, Doube Edge  e U-turn. U-turn usa-se como já indicado. Close Combat cobre a fraqueza de Staraptor, derrotando facilmente tipos de pedra, aço ou normal. Double Edge actua como STAB e é um bom finisher (ataque que derrota um pokémon). Giga Impact pode ser usado em último recurso.

Para natureza (nature), recomendo Adamant (inflexível). Os pokémon com esta natureza têm 10% mais de ataque que os pokémon "normais" e 10% menos ataque especial (que não é utilizado seguindo esta estratégia). Também é possivel utilizar uma natureza que aumente a velocidade e diminua o ataque especial, que neste caso seria a natureza Jolly (alegre), mas creio que a velocidade de Staraptor já é suficientemente boa, e mais vale dar-lhe mais poder para conseguir "matar à primeira".

Para item, sugiro a utilização de um Shell Bell para ajudar Staraptor a recuperar dos danos de Brave Bird Double Edge. Uma Choice Band (um item que aumenta em 50% o poder de ataque de um pokémon, mas só o deixa utilizar um dos quatro ataques que possui) também é possível, mas eu, pessoalmente, não gosto de a usar em Staraptor pois diminui a sua versatilidade e corta, em parte, as possibilidades que U-turn nos oferece.

1 comentário: